quinta-feira, 24 de julho de 2014

Brotinho do Mês #2 - James Dean

Parece que nem mesmo Paul Newman conseguiu aplacar a força que o nome de James Dean tem, e mesmo depois de ter perdido honradamente para Marlon Brando no Brotinho do Mês #1, o rebelde sem causa tem finalmente o seu espacinho aqui no blog da Retro for Ladies.
James Byron Dean foi um dos maiores - se não o maior - estrondo adolescente da década de 50. O rapaz representava tudo que uma adolescente comum daquela época pudesse querer: Um homem emotivo e romântico, porém rebelde. Por ser quase tão jovem quanto as pessoas que assistiam seus filmes, era fácil rolar uma identificação com o ator. A indústria do cinema apostou fortemente nesse 'estereótipo' de estrela adolescente para Dean, que apesar de tudo, conquistou não só o coração das garotas, mas o respeito e inspiração dos garotos da época e dos mais respeitados críticos. O rapaz era estiloso, e deixava qualquer moça sem ar, mas também tinha um talento único para o cinema e as artes. Estrelou em 7 filmes e algumas excelentes aparições na televisão, dentre estas destaca-se o filme: Rebel Without a Cause (Juventude Transviada) de 1955, que interpretou Jim Stark, o famoso garoto problema. O filme começa com a discussão entre seus pais e ele, logo após de ter sido retirado da delegacia de polícia, revelando não só um personagem rebelde, mas muito emocional e a mercê dos problemas e angústias adolescentes. Uma curiosidade sobre o filme, é que fora lançado apenas 1 mês após a morte do ator, que tão rápido como sua carreira decolou, faleceu com apenas 24 anos de idade após um acidente de carro. Em 1956 ainda, quase 1 ano após a sua morte, o ator continuava vivo pelo cinema, no filme Giant (Assim caminha a humanidade), sendo indicado ao Oscar de melhor ator. O garotão Dean e seu cabelo bagunçado deixaram uma marca na história da moda e do cinema, então, se você ainda não assistiu a seus filmes, sugiro que vá antes que o próximo Brotinho do Mês vá ao ar!

Na esquerda, James Franco em seu papel no filme James Dean (2001) e na direita, o próprio Dean.

Para o próximo Brotinho do Mês, Paul Newman continua na disputa, só que dessa vez com o maior nome do cinema pré-guerra: Clark Gable! Que vença o melhor!


A votação está aberta!

3 comentários:

  1. nossa! sou mto alienada, não sabia que James Franco tinha sido James no cinema hahah pra já ir atrás desses filme! :P
    você chegou a ver o post que eu fiz falando de uma biografia dele que ganhei a muitos anos atrás?
    dá uma olhada :)
    adorei o post e acho demais o nome "brotinho do mês" haha
    bjuuu

    http://hippiegrungerajneesh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Finalmente o rebelde sem causa tem o seu lugar ao sol, hehe ... Também gosto do Marlon Brando! ^^ E esse mês meu voto vai para o Clark Gable <3... Parabéns pela coluna dos brotinhos, amei a ideia :) xxx

    vintagepri.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ain, a disputa anterior tava difícil, James é lindo mas sei lá, o Marlon tem um jeitinho que... nossa! hahaha Mas ambos foram excelentes e muito profissionais em tudo que faziam, víamos que ambos faziam as coisas com amor, admiro os dois igualmente.
    E dessa vez meu voto vai pro Paul Newman :3

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blog Widget by LinkWithin