terça-feira, 8 de outubro de 2013

A História do Jeans - Capítulo V: Três Acordes do Jeans


Olá, honeys! Como vão vocês? A História do Jeans estava sumida, não? Eu também senti falta, mas admito que esses posts são um pouquinho mais trabalhosos e andei sem tempo algum para poder preparar conteúdo mais recheadinho. Mas como estou de volta (sem armas), venho por uma mudança radical.
No último post sobre a História do Jeans vimos como esse tecido tão marcante para a história da moda marcou o mundo hippie sessentista dominado por Jimi Hendrix, Janis Joplin, John Lennon e o Woodstock. Da pegada paz e amor, vamos para uma bem mais rock and roll que surgiu no comecinho da década de 70, com a explosão de um som mais pesado ainda não tão dissipado, tendo como linha de frente bandas como Led Zeppelin, Deep Purple e a emblemática pioneira Black Sabbath. Mais para frente, aparece a dama de ferro do Heavy Metal, Iron Maiden, que consigo, trazem mais inúmeras inspirações na utilização do jeans como uma nova marca de rebeldia. Mas claro que no meio das guitarras gritantes sempre tem alguém que quer gritar mais, e é inegável o Rock Progressivo da banda Pink Floyd surgida nesta época.


Led Zeppelin

Pink Floyd <3

Iron Maiden

Deep Purple
Lendário Black Sabbath. 
Além deles, surge um movimento musical que uniu opiniões políticas, moda (praticamente patenteada pela lindíssima Vivienne Westwood) , música, e acima de tudo, muita atitude: o Punk. Ao contrário dos couros do bom, as calças ligeiramente ajustadas ao corpo que podíamos encontrar no Heavy Metal, o punk rasgava, customizava, transformava quase que de forma transcendental o visual que passava ao mundo, gritando ideologias anárquicas, e revolucionando também a história do jeans.

Sex Pistols

Sid Vicious, vocalista da banda Sex Pistols

Vivienne Westwood, que idealizou a cultura punk, e criou o visual dos Sex Pistols (seu marido era o empresário da banda)

Saindo dos palcos, o jeans dos anos 70 fazia presença também na televisão, com seriados como As Panteras, no clássico do Sci-Fi Star Wars nas calças bem equipadas de Han Solo, e nas pernocas de John Travolta nos filmes Grease e Embalos de Sábado à Noite.

Seriado As Panteras

John Travolta

Harrison Ford no papel de Han Solo em Star Wars

Por estas bandas brasileiríssimas, não podíamos deixar de lembrar da boa e velha guarda, com respeitadíssimos representantes, como Roberto Carlos e Eramos Carlos.

Erasmo à esquerda e Roberto, direita. 

E ufa! Esses anos 70 foram badalados, ein?! Quanta gente, quanta coisa, quantas novidade e variedade! O Jeans passou por essa década com tudo, e agora é hora de descansar. Descansar?! Mas nunca! No próximo capítulo, A Discoteca do Jeans, vamos do brega e do cafona, daquele anos 50 exagerado que foi os anos 80 e descobrir mais uma vez que esta peça de roupa nunca para.
Beijinhos da Nina <3
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blog Widget by LinkWithin