quarta-feira, 2 de julho de 2014

Vintage Sci Fi

O futuro do passado, seria uma hipótese como na língua portuguesa? Ah, não! Era mais que certo, feito nossa ficção científica de hoje, que o futuro seria ditado do jeito que foi feito há mais de 50 anos atrás. Retrofuturismo ou Vintage Sci Fi foram todas as referências do que seria o futuro de muitos e muitos "futuros" atrás. Ou seja, sabe o remake de Robocop que passou nos cinemas há pouco? Só pegar o original! Muita coisa muda, muita tecnologia é inserida e nossa visão do tecnológico se transforma completamente.



É um dos meus gêneros de livros/filmes/séries favorito, principalmente os antigos, que propõe uma ideia que te faz pensar um pouco mais do que assistir algo e falar "ah, ok, é tão fácil com um celular!". Mas antes, sem celular, sem televisão com controle, sem wifi e essas belezuras, a imaginação era outra. Juntar as melhores época com o melhor tema não tem pra ninguém! Talvez pra temas policiais e de mafiosos, que pra mim brigam por um lugar no meu coração, mas acontece, né?

Disney sempre nos fazendo suspirar. Sempre MESMO
Mas além da televisão, a principal mídia que dissipou essa febre retrofuturista foram os quadrinhos! Com o estouro do Superman, esse mercado de HQs teve um salto enorme e começou a virar negócio sério (mas que não era levado tanto a sério assim...). Mas além do extraterrestre bonitão conquistar o mercado E o coração de Louis Lane, as bancas rechearam-se com outras esquisitices de outros planetas.

Quadrinhos com temas de ficção científica 
Esse gênero não teve apenas influências nos campos artísticos não, e foi fator influente na moda e decoração, principalmente na década de 60, quando temas geométricos e futuristas (para eles, hehhhh) eram o must have hahaha. Estilistas como Pierre Cardin e Paco Rabanne se inspiraram principalmente nas roupas esportistas com tecidos sintéticos e aparências ~extraterrestres~.

Coleção de roupas de Pierre Cardin
Exemplo de desejo para decorações futuristas (e uma boa modelo também!)
Quem quer uma máquina do tempo pra voltar pro passado levanta a mão! (Ou seria pro futuro...)

4 comentários:

  1. Show!! Amei o post <3

    vintagepri.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Sim, sim e sim! Tô começando a ter mais certeza ainda que somos gêmeas de gostos hahaha Amo tudo <3

    ResponderExcluir
  3. Nunca gostei muito do tema Sci Fi, mas com a palavra vintage na frente, acho que comecei a olhar com outros olhos hehe

    ResponderExcluir
  4. Oh adorei! Que post maravilhoso, derreti com as fotografias lindas <3

    Beijinho *

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blog Widget by LinkWithin