quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Especial: 10 anos sem Johnny Cash

A voz grossa, o violão, o homem vestido em preto. O rei, a referência, a inspiração. Até em seu próprio nome já havia algo desejado. E em seu talento, milhões de fãs carregados através do country music. Sim, é dele que falo, e nele que pensaram. Johnny Cash.



De família pobre, vida rural e religiosa, Johnny Cash já amava a música, vivia a cantar e era próximo de grande parte de sua família, com exceção de seu pai, com o qual tinha uma relação conturbada. Apesar da calma aparente na vida de Cash, houve um episódio o qual mudou e regeu seus pensamentos por muito tempo: seu irmão, Jack, aspirante a padre, quase que um queridinho da família, acabara por ser machucar gravemente em uma serra de madeira, que acabara levando a morte após os ferimentos uma semana depois. Johnny Cash nunca mais seria o mesmo.
O moço já sabia tocar violão e compunha, o que fez do seu ingresso na Força Aérea Americana lhe rendesse a música Folsom Prison Blues, um de seus grandes sucessos, no qual contava a experiência de uma prisão.



Inicialmente, o homem vestido em preto fora um fracasso. Durante o seu casamento com sua primeira esposa, Vivian Liberto, Cash fora ao estúdio da Sun Records, no qual suas músicas gospel e sua melodia fora fraca o suficiente para não convencer os produtores. Como não havia se contentado com o resultado, Cash voltou com músicas próprias e em breve, se tornaria o grande astro da produtora.


A partir do contrato fechado, sua vida resultou-se numa ascensão gloriosa com suas músicas, e uma decadência pessoal com um divórcio, envolvimento com drogas e prisões por conta de seu vício.
Ao todo, Johnny Cash ainda se mantinha nas grandes paradas de sucesso e suas composições eram aclamadas pelo público como o esperado. Enquanto seu talento brilhava, sua saúde apagava pouco a pouco, e numa atitude desesperada, o cantor se tranca em casa para tentar se recuperar, com ajuda de amigos, como June Carter (sua futura esposa) e família.


Após a desintoxicação, Cash ainda manteve-se um pouco... polêmico, que não deixava se satisfazer o público, e sua imagem estava em alta por volta dos anos 70. Casado com June, tiveram um filho, John Carter Cash, e na época, esteve em banda com ninguém mais, ninguém menos que Waylon Jennings, Willie Nelson e Kris Kristofferson formando o grupo The Highwaymen.


Nos anos 80, Johnny Cash recairia nas drogas, e em uma visita a seu amigo Jennings, faria um check up por indicação do mesmo, que apontaria uma preventiva cirurgia cardíaca.
Após a falha com sua produtora, o cantor voltaria à ativa com regravações pelos anos de 90, lançando grandes sucessos como o segundo disco com a American Records, Unchained.



O final da história de um dos maiores pioneiros do rock and roll, rockabilly e country music começa na virada do milênio, com um diagnóstico apontando alguns problemas no sistema nervoso de Johnny Cash. Nesse tempo, lançou mais dois discos, American III e American IV, nos quais continham um dos videoclipes mais importantes para sua carreira: cover de "Hurt" de Trent Reznor (Nine Inch Nails), que lhe renderia grammys e indicações como melhor videoclipe.



Em 15 de maio 2003, falece June Carter, o amor de Johnny Cash. Quase 4 meses depois, ele também se vai (completando hoje 10 anos sem Johnny), deixando mais de 50 álbuns de estúdio, 6 álbuns ao vivo, 84 de compilação, 154 singles, 19 videoclipes, 2 trilhas sonoras, além de milhares, ou melhor, incontáveis fãs.
Em 2005, lança-se o filme Walk The Line (Johnny e June, em português, contando a história de Cash, interpretado por Joaquin Phoenix e June interpretada por Reese Witherspoon), e em breve, virá biografia também!



Agora que conhecem um pouco da trajetória do grande Johnny Cash, que tal conhecer um pouco do trabalho dele, então? Segue a playlist deste incrível compositor <3 se apaixonem comigo!


Johnny Cash - Cry Cry Cry, uma de suas primeiras músicas:


Johnny Cash - Ring of Fire:


Johnny Cash e June Carter: It Ain't Me Babe


The Highwaymen - Highwayman


Johnny Cash - Cold Lonesome Morning (minha favorita <3)



Johnny Cash - You Are My Sunshine


Johnny Cash - Folsom Prison Blues


Johnny Cash - Hurt


Espero que tenham gostado, honeys. Apreciem a arte deste moço que fez presença na história da música e que ainda é e sempre será um dos maiores. Beijinhos da Nina. Até mais, Johnny Cash, esperamos que tenha encontrado seu irmão. <3


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blog Widget by LinkWithin